Amigdalite

O que são as Amígdalas?

As amígdalas palatinas são duas proeminências de tecido linfóide localizadas em ambos os lados da garganta. A sua função consiste na defesa do organismo, nomeadamente na produção de anticorpos. Esta ação de defesa é muito importante durante a infância.

Sintomas

A amigdalite é um processo inflamatório das amígdalas palatinas geralmente de origem infeciosa. Os sintomas mais comuns da amigdalite são a dor de garganta, dificuldade na deglutição, mau hálito, febre e arrepios. A dor também se pode sentir nos ouvidos devido aos nervos que são partilhados com a garganta. Os gânglios do pescoço podem aparecer inflamados e sensíveis. Nas crianças mais pequenas pode não haver queixas ao nível da garganta e os sintomas serem apenas perda de apetite, febre ligeira e diminuição da atividade normal.

Habitualmente, a garganta encontra-se ruborizada (vermelha), podendo as amígdalas apresentar pontos brancos (pus).

Quando se tem uma amigdalite bacteriana, o quadro é habitualmente muito exuberante, apresentando-se com:

• Febre alta;
  • Aumento do tamanho das amígdalas;
  • Exsudados (placas esbranquiçadas) na superfície das amígdalas.
amígdalas amigdalite infeção

Causas

A amigdalite pode ter origem vírica (sendo a mais frequente em cerca de 60 a 70 % dos casos) ou bacteriana (20 a 30 % dos casos). Por isso, nem todas as infeções devem ser tratadas com antibióticos! Ao fazê-lo, está a contribuir para o desenvolvimento de resistências a certos antibióticos, tornando o combate a estas infeções mais difícil.

Tratamento

O tratamento é feito com a administração de analgésicos e anti-inflamatórios cuja função é o alívio dos sintomas. No caso da amigdalite de origem bacteriana, o médico poderá prescrever um antibiótico.

A remoção das amígdalas (amigdalectomia) é recomendada em situações específicas, como por exemplo, nos casos de amigdalites de repetição ou crónicas e amigdalites bacterianas que não respondem aos antibióticos.

Factores de Risco

As crianças, especialmente aquelas com mais de dois anos, têm maior predisposição para o desenvolvimento de amigdalites. A frequência de infantários aumenta este risco de contágio. O inverno e as más condições de higiene também favorecem a disseminação desta infeção.

Por vezes, as amigdalites decorrem de uma resposta imunitária diminuída do paciente ou ainda da aglomeração de resíduos alimentares e secreções nas criptas amigdalinas (pequenas cavidades existentes nas amígdalas), conduzindo a uma amígdala cronicamente infetada (amigdalite crónica).

Complicações

As complicações associadas às amigdalites são relativamente raras, mas apresentam um risco elevado. A infeção pode disseminar-se profundamente aos tecidos circundantes da amígdala provocando um abcesso peri-amigdalino. Os sintomas mais frequentes do abcesso peri-amigdalino são a dor intensa e a dificuldade em abrir a boca. Esta complicação, necessita de tratamento urgente através de drenagem cirúrgica e administração de antibióticos específicos. As complicações cardíacas, renais e articulares das amigdalites podem ser muito graves, mas hoje em dia menos comuns devido à melhoria dos cuidados de saúde.