Botox ® no tratamento de rugas

O que é o Botox ® (toxina botulínica)?

A injeção de toxina botulínica (botox ®) é a técnica que visa tratar as rugas que surgem devido à contração dos músculos faciais.
A técnica consiste na infiltração de toxina botulínica em determinados músculos da face, como os músculos depressores da sobrancelha, músculo frontal e a porção lateral do orbicular dos olhos, para paralisá-los e fazer desaparecer as rugas finas da pele geradas pela sua contração.

Como é realizado o tratamento?

Na consulta inicial são avaliadas as expectativas do paciente, e desta forma é estabelecido o plano de tratamento para obtenção do resultado ideal. O tratamento é feito no consultório e demora cerca de 15 a 20 minutos.

O tratamento é doloroso? Causa nódoas negras?

A injeção de toxina botulínica não é uma técnica indolor; múltiplas injeções intramusculares estão associadas a dor ligeira, cuja perceção varia de acordo com cada paciente. Pode ser usado um anestésico tópico dependendo das características do paciente. Após cada injeção, é necessário aplicar uma pressão suave no músculo durante alguns segundos para evitar hematomas (nódoas negras).

Quando são evidentes os resultados?

O desaparecimento das rugas não é imediato, podendo levar alguns dias – 3 dias até 2 semanas – para a toxina fazer efeito e paralisar o músculo cuja contração produz as rugas naquela área específica.

botox toxina botulínica rugas
ESQ.: Antes | DIR.: Depois

Qual a duração do efeito?

O efeito da paralisia é máximo após algumas semanas e vai desaparecendo num período variável de três a seis meses. Após este período o músculo recupera sua atividade normal e é necessário reinjetar a toxina botulínica para paralisá-lo novamente.
A aplicação repetida de toxina botulínica, embora não esteja associada à paralisia definitiva do músculo, está associada a uma maior duração do seu efeito. As doses de toxina botulínica utilizadas são tão pequenas que não causam complicações sistémicas

Quais os riscos ou efeitos adversos deste tratamento?

A injeção de toxina botulínica é um procedimento seguro, os riscos específicos do procedimento são poucos e transitórios.
Excecionalmente, pode ocorrer infeção cutânea no local da injeção. Ocasionalmente pode ocorrer um discreto edema (inchaço) e/ou equimose (mancha roxa) na área da injeção. Raramente, os músculos adjacentes podem ficar enfraquecidos (por uma, ou por várias semanas após a injeção), ocasionando queda da pálpebra superior ou inferior, queda do lábio, paralisia dos movimentos dos olhos ou queda das sobrancelhas. Qualquer uma destas deformidades relacionadas com a injeção de toxina é transitória.
Recomenda-se não tomar medicamentos com efeito anticoagulante (ex. ácido acetilsalicílico) uma semana antes deste procedimento. Em caso de qualquer dúvida ou reação adversa deve contactar, imediatamente o médico responsável pelo procedimento.

O tratamento com toxina botulínica pode ser efetuado em combinação com outros procedimentos?

O tratamento com toxina botulínica pode ser efetuado simultaneamente com muitos outros tratamentos faciais, a aplicação de produtos de preenchimento, tal como o acido hialurónico, ou como complemento de blefaroplastias, frontoplastia ou ritidectomia.

Contra-Indicações:

Hipersensibilidade aos componentes da formulação
Grávidas
Mulheres na fase de aleitamento
Portadores de doenças auto-imunes (relativa)
Doentes que usem anti-coagulantes (relativa)