COVID-19 e a perda de olfato

coronavirus, COVID-19, infeção, SARS-CoV-2

As infeções víricas das vias aéreas superiores são uma das principais causas de perda ou diminuição do olfato (anosmia ou hiposmia), apresentando recuperação espontânea na maioria dos casos. Muitas vezes, a anosmia está associada a alterações do paladar (disgeusia). A existência de um número incomum de pacientes com perda de olfato e consequentes alterações no paladar, sem outra sintomatologia, no contexto da pandemia de COVID-19, levantou a suspeita de associação entre infeção pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2) e anosmia.

Vários estudos realizados na Coreia do Sul, China e Itália sugerem que um número significativo de pacientes com infeção comprovada por COVID-19 desenvolveu anosmia / hiposmia. Na Alemanha, é relatado que mais de 2 em cada 3 casos confirmados têm anosmia. Na Coreia do Sul, onde os testes têm sido muito difundidos, 30% dos pacientes com testes positivos tiveram anosmia como o principal sintoma de apresentação em casos leves.

Recentemente, a Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP) em consonância com várias sociedades científicas mundiais[1], alertou para a possível associação entre a perda do olfato e a infeção COVID-19.

Em síntese, existe evidência crescente que:

• a anosmia ou a hiposmia pode ser o único sintoma de COVID-19, e não raras vezes a sua manifestação clínica inicial;
  • um doente com anosmia de instalação aguda recente, associada ou não a outros sintomas, deve ser considerado suspeito de infeção COVID-19;
  • o quadro clínico de doentes com anosmia por COVID-19 é habitualmente ligeiro a anosmia e disgeusia associadas à infeção COVID-19 têm, habitualmente, uma evolução favorável com muitos doentes a recuperarem o olfato e o paladar em 7 a 14 dias;
  • os doentes nestas condições devem ser orientados para isolamento no domicílio durante, pelo menos, 14 dias.

Fontes: 1 – Sociedad Española de Otorrinolaringología y Cirugía de Cabeza y Cuello (SEORL-CCC), ENT-UK, Société Française d’Oto-Rhino-Laryngologie et de Chirurgie de la Face et du Cou (SFORL), European Rhinologic Society (ERS), American Academy of Otolaryngology-Head and Neck Surgery (AAO-HNS), Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF)