Desvio de Septo Nasal

O que é desvio de septo nasal?

A obstrução nasal (dificuldade em respirar pelo nariz) é uma queixa muito frequente em Otorrinolaringologia, sendo uma das causas mais comuns o desvio do septo nasal.

O septo nasal é a parede que separa as duas fossas nasais. Em condições normais, o septo nasal é retilíneo e separa simetricamente as duas fossas nasais, distribuindo entre ambas o ar que entra no nariz durante a inspiração.

Existe um desvio do septo nasal quando este está desviado da linha média, bloqueando uma ou as duas fossas nasais, reduzindo o fluxo aéreo nasal, e causando dificuldade respiratória.

Quais são as causas?

O desvio do septo pode afetar adultos e crianças. Alguns desvios de septo nasal são congénitos e estão presentes desde o nascimento; outros são adquiridos, a maioria das vezes, após traumatismos do nariz.

Frequentemente não se consegue identificar o evento que originou o desvio do septo, sabendo-se que podem ocorrer microtraumatismos no parto e durante a infância, cuja repercussão será um desvio do septo.

Quais são os sintomas?

Existem graus de desvio do septo com repercussões clínicas diferentes: pequenos desvios são normalmente assintomáticos, por outro lado desvios acentuados podem apresentar graves implicações funcionais e até estéticas, com grande interferência na qualidade de vida.

O principal sintoma é a obstrução nasal, que por sua vez, pode afetar a qualidade do sono, provocar cansaço diurno, facilitar a roncopatia / ressonar (com ou sem apneia do sono) e provocar secura na boca (mais frequente durante a noite).

Outras queixas frequentes são: dores de cabeça, formação de crostas e epistaxis (sangramentos nasais) recorrentes. Associadamente pode ocorrer rinite ou rinossinusite crónica por inflamação da mucosa nasal e bloqueio das vias de drenagem dos seios perinasais.

O diagnóstico do desvio de septo é feito na consulta com o médico otorrinolaringologista, através da história clínica e inspeção da cavidade nasal. Conforme o caso poderá ser complementado por meios auxiliares de diagnóstico, tais como a Videoendoscopia Nasal e a Tomografia Computorizada dos Seios Perinasais.

Qual é o tratamento?

A septoplastia é a cirurgia que permite corrigir o desvio do septo nasal. É realizada sob anestesia geral, geralmente em regime de ambulatório ou apenas com 1 dia de internamento. O procedimento é relativamente simples, demora cerca de 45 minutos e não deixa marcas ou cicatriz.

Quando o desvio do septo se associa a outras alterações nasais, poderá haver a necessidade de associar algumas técnicas cirúrgicas (turbinoplastia, cirurgia endoscópica nasossinusal, rinoplastia, etc).

Nem todos os doentes possuem indicação para cirurgia. A decisão de realizar septoplastia deve ser tomada tendo em consideração o grau de desvio do septo, as patologias nasais associadas e o impacto da sintomatologia na qualidade de vida do doente.