Ouvido de Surfista

O que é o “Ouvido de Surfista”?

O canal auditivo externo do ser humano tem a forma aproximada de um tubo cilíndrico, que comunica o pavilhão auricular com a membrana do tímpano. Este canal é constituído por uma porção externa cartilagínea e um segmento interno ósseo, sendo revestido por pele. Em algumas pessoas, o osso do canal auditivo sofre um crescimento excessivo, formando protuberâncias ósseas (exostoses) que tornam o canal irregular, diminuindo a sua permeabilidade.

Quais são as causas?

As causas exatas não são inteiramente conhecidas, contudo existe uma forte associação com os desportos náuticos (surf, mergulho, etc), acreditando-se que é o contacto repetido de água fria e vento no interior do canal auditivo que leva ao aparecimento das exostoses e ao seu lento crescimento. O crescimento ósseo representa uma resposta rudimentar de forma a proteger a membrana do tímpano contra as baixas temperaturas e agressões externas. A incidência de exostoses nos surfistas varia entre 70 e 80% e o seu tamanho varia com a duração da exposição à água fria. Por esta razão as exostoses do canal auditivo externo são também conhecidas por “ouvido de surfista”.

Quais são os sintomas e como se faz o diagnóstico?

Na maior parte dos casos, as exostoses não provocam sintomas, sendo diagnosticadas em consulta de rotina quando o médico procede à observação do ouvido. Quando têm uma maior dimensão podem provocar infeções de repetição da pele do canal auditivo externo (otite externa), fácil retenção de água e oclusão do canal por cerúmen. Em casos avançados, as exostoses podem bloquear completamente o canal auditivo, formando um tampão de osso que provoca perda de audição.

Qual é o tratamento?

Na maioria dos casos, uma vez que o paciente não apresenta sintomas, não há necessidade de tratamento. Nos episódios de acumulação de cerúmen ou otites externas, a consulta de um otorrinolaringologista com aspiração meticulosa e tratamento local com gotas de antibiótico e corticoide melhora substancialmente os sintomas.

O tratamento cirúrgico (canalplastia), com o objetivo de remover as exostoses e alargar o canal auditivo externo é reservado para as formas mais avançadas. Após a cirurgia o paciente deve evitar contacto com água e vento frio durante 6 semanas. Se estes cuidados não forem observados, o osso poderá voltar a crescer novamente.

Como prevenir?

A prevenção consiste na utilização de equipamento apropriado de mergulho, tampões e outros protetores auriculares aquando da realização de desportos aquáticos.