Rinoplastia: cirurgia estética e funcional do nariz

Nariz: respiração e estética facial

O Nariz é um elemento central da face muito importante para a nossa função respiratória e harmonia estética facial.

A aparência do nariz bem como o seu funcionamento nem sempre estão de acordo com as expectativas da pessoa. Esta situação pode prejudicar tanto a qualidade de vida, pela presença de obstrução nasal, como a própria autoestima, quando existe um nariz esteticamente insatisfatório.

O que é a Rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que visa a correção funcional e/ou estética do nariz, sendo a cirurgia facial mais realizada em todo o mundo.

A correção funcional do nariz destina-se a melhorar a respiração nasal. A obstrução nasal pode ter diversas causas, sendo a mais frequente o desvio do septo nasal. Para a sua correção realiza-se uma septoplastia, a que associamos, se necessário, a cirurgia dos cornetos inferiores (turbinectomia / turbinoplastia).

Por vezes, uma deformidade da estrutura nasal externa, para além de ser esteticamente insatisfatória, pode também contribuir para uma deficiente permeabilidade das vias aéreas. Nestes casos, à septoplastia associamos uma correção de toda a estrutura nasal que denominamos rinosseptoplastia.

Na verdade, a parte estética e funcional são indissociáveis e é muito raro uma rinoplastia em que não é abordada a região do septo nasal, quer para corrigir desvios desta estrutura, como para colher cartilagem que nos permitirá durante a cirurgia “moldar” o nariz no formato desejado. Assim, o septo nasal e o formato do nariz estão intimamente associados, razão pela qual, de forma muito correta, se chama frequentemente a esta cirurgia “rinosseptoplastia”.

O objetivo da cirurgia é melhorar a aparência nasal sem nunca descurar a sua componente funcional, isto é, permitir que a pessoa respire bem.

O Otorrinolaringologista com diferenciação em Rinoplastia avalia o nariz como um todo, dominando estas duas vertentes indissociáveis, função e estética.

Avaliação inicial do candidato a Rinoplastia

Na primeira consulta, um candidato a Rinoplastia é sujeito a uma avaliação global de toda a estrutura nasal, desde a pirâmide exterior e a sua relação com a restante face, até às estruturas no interior do nariz, tais como o septo, os cornetos nasais e os seios peri-nasais.

Durante a avaliação pré-operatória é muito importante existir uma relação empática e de confiança entre o paciente e cirurgião, com a possibilidade de tirar todas as dúvidas e compreender as expectativas e anseios do paciente.

Na consulta inicial, são sempre tiradas fotografias, para que o procedimento cirúrgico seja planeado de forma individualizada e para que possa ser corretamente comparado o antes e o depois da cirurgia.

Para facilitar a comunicação entre médico e paciente, pode ser utilizada simulação informatizada e imagens pré e pós-operatórios de casos semelhantes.

O objetivo da análise é obter um nariz harmonioso, inserido no contexto da face do individuo sem estigmas de “nariz operado”.

Quem pode realizar e qual é idade ideal para Rinoplastia?

Habitualmente, a Rinoplastia pode ser realizada em todos os pacientes desde que não existam contraindicações médicas. Mesmo na presença de algumas patologias (ex. diabetes, hipertensão, etc.) a cirurgia pode ser realizada, desde que estejam controladas e não exista perigo de complicações graves.

Por norma, a rinoplastia deve ser realizada após os 18 anos, quando o crescimento do nariz e da face estão estabilizados. Contudo, a idade pode variar, sendo importante ter em consideração o grau de deformidade do nariz e a sua capacidade funcional, sendo que esta cirurgia é considerada perfeitamente segura nos últimos anos da adolescência.

Em casos raros, como deformidades congénitas (por ex. lábio leporino) ou traumatismos graves na infância, esta pode ser realizada em idades mais precoces.

Quais são os riscos e as possíveis complicações da Rinoplastia?

A rinoplastia, desde que executada por um cirurgião experiente, é uma cirurgia segura e com resultados previsíveis.

No entanto, por ser um procedimento cirúrgico invasivo, podem ocorrer complicações durante ou após o procedimento, apesar de não ser frequente.

Habitualmente não existem complicações pós-operatórias graves. Contudo, o paciente deve estar informado sobre os principais riscos e complicações da rinoplastia, nomeadamente, o risco de sangramento nasal no pós-operatório, insatisfação com o resultado estético / funcional e o risco de infeção.

Embora haja uma planificação detalhada e individual para cada cirurgia, segundo estudos internacionais, em média, 5 – 10% dos narizes operados vão precisar de um pequeno ajuste ou “retoque”, sendo que essa revisão, por norma, apenas se realiza um ano após a primeira cirurgia. Isto ocorre por que existem algumas variáveis como a cicatrização do próprio doente que não podem ser controlados pelo cirurgião.

Como é o pós-operatório e a recuperação da Rinoplastia?

Com os métodos cirúrgicos utilizados na atualidade, o pós-operatório desta cirurgia é praticamente indolor, e analgésicos simples, como o paracetamol, são suficientes para o controlo da dor na maioria das ocasiões.

O tempo de internamento é habitualmente inferior a 24 horas, podendo o paciente regressar a casa no próprio dia da cirurgia.

O maior incómodo consiste na dificuldade na passagem do ar através do nariz ao longo dos primeiros dias, devido ao inchaço nasal e tamponamento, problema geralmente resolvido após 5 a 7 dias. Os hematomas faciais (nódoas negras), principalmente peri-oculares (à volta dos olhos), podem estar presentes, geralmente, durante 2 semanas.

Por norma, são colocadas umas placas de silicone com cerca de 1 mm no interior das fossas nasais, com o objetivo de estabilizar o septo nasal, que serão retiradas ao fim de 5 a 7 dias, juntamente com os pontos e curativo externos, quando existentes. Habitualmente é utilizado um tamponamento nasal reabsorvível durante os primeiros dias para prevenir o sangramento do nariz.

Na maioria dos casos, é utilizada uma tala de proteção externa moldável que permanece 5 a 7 dias.

De realçar que o ato do “destamponamento“ é um momento perfeitamente tranquilo e sem dor.

Durante as primeiras semanas é habitual algum congestionamento nasal, que vai diminuindo progressivamente durante o primeiro mês.

O regresso ao trabalho ocorre 7 a 10 dias após a cirurgia e o reinício gradual da atividade física após 3 semanas.

Após a cirurgia é necessário manter alguns cuidados, nomeadamente evitar ambientes quentes e fontes de calor durante duas semanas, evitar exercício físico vigoroso durante 4 semanas, e efetuar a higiene nasal regular com água salina.

Ao final do primeiro mês, já é possível ver um resultado muito próximo do final. No entanto, é importante realçar que o resultado estético final só pode ser analisado 6 meses a 1 ano após o procedimento, que é o tempo necessário para a completa cicatrização e acomodação dos tecidos.