Sinusite

O que é a sinusite?

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios perinasais que na maioria dos casos é de causa infeciosa (ex. vírica, bacteriana, fúngica) ou alérgica.

Os seios perinasais são cavidades arejadas localizadas na face em redor do nariz, sendo revestidas por uma membrana mucosa idêntica à das fossas nasais.

Existem quatro grupos de seios perinasais – maxilares, frontais, etmoidais e esfenoidais – e a inflamação pode manifestar-se em qualquer um deles de forma aguda ou crónica.

seios perinasais, sinusite
Seios Perinasais

Estas cavidades produzem muco que é drenado pelo nariz através de pequenos orifícios e que tem uma função protetora das vias respiratórias.

Quando ocorre inflamação, como é o caso da sinusite, os orifícios de drenagem dos seios perinasais ficam bloqueados, com acumulação de secreções e edema (inchaço) da mucosa que pode causar sintomas.

Na maioria dos casos a sinusite ocorre em conjunto com a inflamação das fossas nasais (rinite) sendo por isso também chamada de rinossinusite.

A sinusite é classificada como aguda, quando dura menos de quatro semanas, ou crónica quando os sintomas ultrapassam as 12 semanas.

Quais são os sintomas da sinusite?

Existem vários sintomas característicos da sinusite, nomeadamente:

• Obstrução nasal (nariz entupido)
  • Muco nasal espesso e purulento
  • Dor e/ou sensação de pressão na cabeça
  • Dor na face (ao redor dos olhos, região maxilar ou nos dentes superiores)
  • Tosse crónica, que piora ao deitar,
  • Diminuição ou perda do olfato ou do paladar
  • Mau hálito (halitose)
  • Febre

Alguns destes sintomas são igualmente característicos das infeções virais das vias aéreas superiores ou da rinite alérgica. A sinusite crónica pode apresentar sintomas menos intensos do que a forma aguda; contudo, podem ocorrer crises com exacerbação das queixas, causadas por episódios de infecção viral ou bacteriana.

O diagnóstico da sinusite aguda é essencialmente clínico, ou seja, é feito com base na história clínica e no exame físico do paciente. Pode ser necessário a realização de rinoscopia endoscópica, que consiste na introdução de uma pequena fibra ótica no nariz para observar as alterações inflamatórias / anatómicas das fossas nasais. Exames de imagem não são indicados na sinusite aguda a menos que haja suspeita de complicações.

Na sinusite crónica frequentemente é necessário utilizar exames de imagem (ex. TC dos Seios Perinasais) para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão da doença.

sinusite crónica, Rinossinusite
Sinusite crónica maxilar e etmoidal bilateral

Qual é o tratamento da sinusite?

A maioria dos casos de sinusite aguda melhora espontaneamente em 7 a 10 dias, e por isso o tratamento é apenas sintomático.

Para o tratamento da sinusite aguda não bacteriana está indicada a lavagem da cavidade nasal com solução salina (soro fisiológico), os descongestionantes nasais e aplicação de corticoides nasais em spray.

Em caso de persistência (duração superior a 10 dias) ou agravamento dos sintomas, a observação por um Otorrinolaringologista é importante e poderá ser necessária a utilização de antibióticos ou outras terapêuticas.

Quando está indicada a cirurgia?

O tratamento da sinusite crónica pode ser realizado com medicação, contudo em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia para abertura das vias de drenagem dos seios perinasais e remoção de muco ou pólipos – cirurgia endoscópica naso-sinusal.

A cirurgia poderá estar indicada quando não existe melhoria dos sintomas nasais com o tratamento médico e há persistência de doença dos seios perinasais na Tomografia Computorizada (TAC).

Em casos seleccionados poderá ser utilizada uma técnica inovadora e minimamente invasiva chamada sinusoplastia por balão.